sábado, 23 de fevereiro de 2008

Reportagem do Jornal O Povo - Fortaleza /CE em 23/02/2008

Adeus, Forró Moral



Depois de três anos a frente do Forró Moral, Felipão se despede da banda e inicia sua carreira solo. Em entrevista ao Buchicho, ele explica os motivos de sua saída e fala sobre seu novo trabalho.
De uma hora para a outra, fãs da banda Forró Moral se viram surpreendidos. O motivo? O cantor e ídolo da banda, Felipão, não era mais o vocalista do grupo. Mas se a notícia deixou alguns surpresos, para Felipão esse era um anúncio que já vinha sendo amadurecido há algum tempo.


Depois de três anos comandando uma das maiores bandas de forró da atualidade, Felipão não esconde o cansaço com as grandes turnês, além do desejo de apresentar coisas novas, tendo inteira autonomia sobre sua carreira. "Eu me vi correndo demais com as coisas. Estava tudo dando muito certo, mas, ao mesmo tempo, eu passei a deixar de atenção a muitas outras coisas", declarou o cantor.


Sua saída, segundo o próprio Felipão, foi antecipada. O vocalista do Moral já sairia da banda este ano, porém, isso só aconteceria no segundo semestre. "Eles queriam que eu saísse só em julho. Mas, no meu modo de ver, era mais fácil começar o ano já com uma nova cara", afirmou Felipão.


Sem brigas e sem demonstrar ressentimentos, Felipão e a FM Produções (produtora do Forró Moral) continuam unidos em outros projetos, incluindo a promoção de festas e bandas em Fortaleza. Apesar disso, a carreira solo de Felipão será comandada por ele mesmo, já que a agenda do cantor foi um dos principais motivos para sua decisão.


MARCA REGISTRADA
Em seus pouco mais de três anos no comando do Forró Moral, Felipão se destacou pelo jeito carismático e seu desempenho no palco. Sempre com um sorriso estampado no rosto, o cantor tem seu visual definido, carimbado e aprovado pelas fãs: chapéu de couro, cavanhaque e a camisa aberta até a metade. O objetivo, entre outros, é enlouquecer as fãs na hora de cantar A Dança do Strip-tease.


O jeito de dançar também é marca registrada de Felipão. Pela fora como se apresenta nos palcos, o cantor acabou conquistado também o público infantil. No novo desafio, ele promete: "O Felipão continua o mesmo". Ou seja, ainda tem muita dancinha sensual pela frente.


Felipão faz seus últimos shows com o Forró Moral neste final de semana. Depois, segue com sua carreira solo. Seu primeiro CD deve chegar ao mercado até o mês de julho. Felipão falou com a reportagem do Buchicho, por telefone, e explicou os motivos da sua saída, além de falar sobre seu novo projeto, agora sozinho.


O POVO - Como foi tomada essa decisão de sair do Forró Moral?
Felipão – Isso era uma coisa que eu já pensava há muito tempo. Na verdade, é um projeto meu e da minha família. A gente apenas ainda não tinha arranjado uma pessoa para colocar no meu lugar. A gente vinha, aos poucos, sondando alguns nomes, devagarzinho, vendo uma nova pessoa para depois dividir e ficarem duas bandas dentro de uma só. Há três anos, a gente já vinha tocando junto, então eu vi que estava na hora de fazer essa divisão e fazer uma nova cara minha e também do Forró Moral.


OP – Mas houve desentendimento com alguém do grupo?
Felipão – Não, não. Tem um pessoal aí que falou que a gente brigou. O que aconteceu é que a minha família não esperava que isso fosse acontecer agora. Eles queriam que eu saísse só em julho. Mas, no meu modo de ver, era mais fácil começar o ano já com uma nova cara. O momento para essa mudança era exatamente agora. Depois do Carnaval, as bandas dão uma parada. E é por isso que eu vi que era o momento certo.


OP – E você continua na mesma produtora?
Felipão – Não. Agora é um trabalho independente. Mas nós continuamos juntos em vários outros projetos aqui em Fortaleza.


OP – Você já começou a trabalhar no seu novo CD?
Felipão – Eu estive essa semana gravando já um CD promocional com duas músicas inéditas, que a galera vai estar distribuindo nos shows que vamos fazer nesse final de semana com o Forró Moral. Até porque tinha gente achando até que eu ia parar de cantar agora. Por isso que nesses últimos shows vou estar também falando desse novo projeto tanto meu quanto do Forró Moral. Já o meu novo CD deve estar saindo até junho ou julho.


OP - Você vai permanecer no mesmo estilo ou acredita que muita coisa vai mudar no seu trabalho a partir de agora?
Felipão – Vou continuar naquilo que eu já vinha fazendo que é apostar na diferença. Incluir outros ritmos dentro do forró. Talvez agora até com muito mais força.


OP - Com relação ao seu repertório, você vai continuar cantando as músicas do Forró Moral?
Felipão – No repertório dos shows eu devo manter algumas coisas marcantes do Forró Moral. Até porque é algo que faz parte da minha história. Mas o restante já vai ser um novo repertório que estou preparando.


OP – E a dancinha em cima do palco vai continuar?
Felipão – (risos). Claro. Sem ela eu não sou nada. A verdade o Felipão continua o mesmo de sempre.


OP – O Felipão é o mesmo, mas como você acha que o público vai receber essa nova fase, agora sozinho?
Felipão – Eu estou recebendo um carinho enorme de todo mundo. O pessoal já fala na Internet, Orkut, por e-mail, e eu faço questão de responder tudinho. Estou muito feliz porque todo mundo está entendendo muito bem. É até bom esse carinho todo porque eu estava um pouco ansioso para saber como o pessoal ia reagir e fiquei muito feliz com tudo.

O DESTINO DO MORAL
Felipão saiu, mas o Forró Moral segue em frente. Ao lado da cantora Juliana Martins, já conhecida pelos fãs da banda, dois novos integrantes farão parte dessa nova formação. O vocalista Aduílio Rodrigues – que já fez parte de bandas como Mastruz com Leite, Magníficos e Caviar com Rapadura – e a cantora Fabiane Barbosa, que também já fez parte do Forró Moral. A nova formação do Forró Moral sobe pela primeira vez nos palcos no dia 1º de março. A estréia de Aduílio, substituindo Felipão, vai ocorrer em uma festa no Forró no Sítio.

Nenhum comentário: